O que é a gravidade emergente e como ela pode revolucionar a física? Entenda

22/03/2024

Mundo

Fonte: Imagem: Getty Images

A emergência é uma propriedade comum em diversos conceitos da física. Por exemplo, as características da temperatura não são intrínsecas aos gases, mas são o resultado emergente de inúmeras colisões microscópicas. Em 2009, o físico teórico Erik Verlinde propôs uma reformulação da gravidade, explicando que essa força da natureza pode estar emergindo de outros processos ocultos que ainda não conhecemos.

A ideia da gravidade emergente depende de uma ligação entre a gravidade e a termodinâmica, mas os cientistas ainda não conseguiram compreender se esse comportamento é realmente verdadeiro.

Caso a informação seja real, a gravidade não seria uma força fundamental da natureza e, provavelmente, só existiria por conta de pequenos pedaços de informação codificados em superfícies de espaço-tempo; isso é geralmente chamado de tela holográfica.

Parte da teoria de Verlinde foi desenvolvida após ele compreender as observações que Stephen Hawking e Jacob Bekenstein fizeram nos anos 1970; o que aconteceu é que algumas propriedades dos buracos negros podiam ser explicadas segundo as leis da termodinâmica.

O pesquisador destaca que as leis da termodinâmica emergem de processos microscópicos e, a partir dessa informação, Verlinde sugeriu que a gravidade também pode estar emergindo de um processo mais profundo.

A gravidade emergente tem reivindicações muito fortes: pode explicar coisas como a matéria escura e a energia escura, mas também reproduzir as décadas de trabalho resultantes da relatividade geral regular. Essa última afirmação é agora derrubada pelo nosso trabalho, de modo que os proponentes da gravidade emergente terão o seu trabalho dificultado para mostrar consistência com o enorme cânone de resultados observacionais. Nós os atrasamos, não necessariamente os nocauteamos, disse o físico da Universidade Jilin em Changchun (China), Zhi-Wei Wang, em mensagem sobre o tema ao site Phys.


Gravidade emergente

Quando publicou sua primeira versão da teoria, em 2009, Verlinde descreveu que não é necessário saber quais são esses processos mais profundos devido à mecânica estatística. Em 2016, o cientista expandiu sua teoria ao descobrir que um universo com energia escura conduz naturalmente a novas propriedades emergentes do espaço.

O cientista afirma que em qualquer região fora do Sistema Solar, a gravidade se comportaria de maneira diferente da explicada pela teoria da relatividade geral de Einstein.

Infelizmente, os resultados dos experimentos sobre a gravidade emergente foram mistos. Ou seja, alguns testes favoreceram a teoria, enquanto outros afastaram os cientistas dessa ideia de gravidade diferente. De qualquer forma, a hipótese continua sendo intrigante e deve continuar sendo investigada pelos cientistas, mas ainda precisa passar por muitos testes antes de ser confirmada como realidade.

“Atualmente estão sendo dados os primeiros passos em direção a um novo arcabouço teórico em qual geometria do espaço-tempo é vista como representando a estrutura de emaranhamento do estado quântico microscópico. A gravidade emerge desta teoria da informação quântica ponto de vista como descrevendo a mudança no emaranhamento causado pela matéria”, Verlinde explica em seu artigo.

Gostou do conteúdo? Fique atualizado com mais estudos sobre gravidade e astronomia aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender como a gravidade curva a luz.

Fonte(s): TecMundo