Ouça agora na Rádio

N Notícia

Pesquisa identificará perfil de turistas

FOTO: guia do turismo

Pesquisa identificará perfil de turistas

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) vai realizar telefonemas para as residências de municípios selecionados (27 capitais e outras 110 cidades) de todo o País visando coletar informações sobre as viagens realizadas nos últimos 12 meses e identificar os interessados em participar da pesquisa de Demanda Doméstica a ser iniciada no primeiro trimestre de 2018.
A seleção dos municípios foi feita a partir de uma amostra aleatória que buscou ampliar a representatividade da pesquisa. O município de Francisco Beltrão foi um dos escolhidos. A pesquisa será realizada com o objetivo de entender o perfil do viajante brasileiro e obter informações que auxiliem na formulação de políticas públicas de estímulo ao setor de viagens no País.
O processo será dividido em duas etapas: cadastro de pessoas interessadas em participar e, posteriormente, aplicar o questionário com as perguntas definidas pela pasta. A primeira fase terá início esta semana e tem como meta cadastrar 30 mil domicílios. O último levantamento de turismo doméstico foi realizado em 2011.

Movimenta a economia
Nos últimos anos, o município de Francisco Beltrão vem sediando vários eventos culturais (festival de música), esportivos (ciclismo, automobilismo rural, atletismo, futebol e futsal, futevôlei e agora de vôlei de areia), de som automotivo, religiosos (Igreja Católica e outras denominações), acadêmicos (Unipar, Unioeste, Unisep, UTFPR e Cesul), de cooperativismo e gastronomia. A realização destes eventos ajuda a movimentar a economia, principalmente os postos de combustíveis, restaurantes e hotéis.  

Produção de souvenirs
No começo do ano a administração municipal lançou a ideia de divulgação, perante os microempreendedores individuais (MEIs) de produção de souvenirs da Torre de Francisco Beltrão, o principal atrativo turístico do município.

FONTE: Assessoria e JDB
Link Notícia