Ouça agora na Rádio

N Notícia

© Sputnik/ Vladimir Astapkovich

FOTO: © Sputnik/ Vladimir Astapkovich

Por que preço do bitcoin é tão instável?

O procurador da Internet russo e chefe da empresa de TI Radius Group, Dmitry Marinichev, explicou à Sputnik França por que o preço da criptomoeda é tão volátil.

Todas as informações compartilhadas Sputnik Brasil

“Muitas pessoas acreditam que o bitcoin é volátil e o consideram como uma moeda real, moeda fiduciária, controlada pelos bancos e governos, mas isso não corresponde com a realidade. O próprio bitcoin não pode ser volátil porque é uma constante matemática, e ninguém pode influenciar o número de bitcoins no sistema, retirá-los ou imprimi-los para mudar sua cotação", explicou Marinichev.

Ele sublinhou que as mudanças no preço do bitcoin dependem da atitude das autoridades em relação ao bitcoin. 

"Bitcoin é um verdadeiro teste decisivo que mostra o estado emocional de uma sociedade: as pessoas vivem com expectativas positivas ou negativas e, como resultado, o bitcoin, como se pode notar, reage a todas essas expectativas, mudando seu preço rapidamente. Mas tudo isso não altera seu valor, pois o bitcoin é um contrato social: é o dólar, euro ou rublo que mudam seus valores em relação a essa expectativa pública", acrescentou o especialista.

Marinichev disse que nossa sociedade "está amadurecendo em termos de digitalização, do ponto de vista do futuro digital", mas atualmente está em "período de transição e puberdade".

Ao mesmo tempo, o analista acredita que o bitcoin não poderá substituir o ouro, pois "o ouro é um metal, enquanto a criptomoeda é um valor transferido por um contrato social".

FONTE: SPUTNIK BRASIL
Link Notícia