Ouça agora na Rádio

N Notícia

Nascimento de ilha incomum no Pacífico ajudaria a revelar origem de Marte (FOTO, VÍDEO)

FOTO: CC BY-SA 2.0 / Tracey Hind / Lord Howe Island

Nascimento de ilha incomum no Pacífico ajudaria a revelar origem de Marte (FOTO, VÍDEO)

No fim de dezembro de 2014, uma erupção vulcânica lançou vapor, cinzas e rochas a nove quilômetros de altura, o que levou à formação de uma ilha de 120 metros de altitude na região do Pacífico Sul, no Reino de Tonga.

Todas as informações Sputnik Brasil

A nova ilha, informalmente chamada Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, faz parte da cadeia de ilhas de Tonga. Desde janeiro de 2015, os satélites da NASA rastrearam o crescimento e erosão da ilha mês a mês. Os cientistas utilizam esses dados para estimar a duração de vida da ilha, que pode variar de seis a 30 anos.

"As mudanças mais dramáticas na ilha ocorreram em seus primeiros seis meses. Inicialmente, a nova ilha era relativamente oval e ligada a uma ilha vizinha a oeste. Entretanto, em abril, através de uma análise das imagens de satélite, descobriu-se que a sua forma tinha mudado drasticamente", lê-se em um comunicado NASA divulgado na segunda-feira (11).

??Jim Garvin, cientista do Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA em Greenbelt, estado de Maryland, disse que o ciclo de vida da ilha poderia ajudar os cientistas a entender melhor o passado de Marte. Como a ilha tem características semelhantes às do Planeta Vermelho, é um lugar-chave para buscar evidências do passado de Marte.

"Tudo o que aprendemos sobre o que vemos em Marte é baseado na experiência de interpretar fenômenos terrestres", explicou Garvin. "Acreditamos que houve erupções em Marte em uma época em que havia zonas de águas superficiais persistentes. Poderíamos usar esta nova ilha de Tonga e sua evolução como forma de provar se alguma delas representava um ambiente oceânico ou de um lago efêmero", informou o comunicado.

FONTE: SPUTNIK BRASIL
Link Notícia