Ouça agora na Rádio

N Notícia

Mais completo esqueleto de ancestral humano foi mostrado ao mundo (VÍDEO)

FOTO: © AFP 2017/ MUJAHID SAFODIEN

Mais completo esqueleto de ancestral humano foi mostrado ao mundo (VÍDEO)

O esqueleto, denominado "Little Foot" (Pé pequeno) se parece mais com um humano do que um primata e indica a possibilidade de que o Hominini (tribo de primatas hominóides) estava espalhado por um território maior da África do que se pensava anteriormente.

Todas as informações Sputnik Brasil

Nesta semana, paleontólogos exibiram em Joanesburgo, África do Sul, o Little Foot, um fóssil de 3,6 milhões de anos de um ancestral humano. O único fóssil completo do australopiteco conhecido foi encontrado em 1994 por Ron Clarke, e levou mais de 20 anos para reconstruir cuidadosamente o esqueleto antigo.

Clarke juntamente com seus colegas estudaram cada osso atribuído ao Little Foot.

Little Foot não é o esqueleto mais antigo do Hominini já encontrado. O mais velho é o de Ardi, um Hominini que viveu na Etiópia 4,4 milhões de anos atrás. No entanto, o Little Foot é muito mais completo do que o esqueleto de Ardi e, portanto, pode ser mais informativo.

Espera-se que o Little Foot seja capaz de fornecer informações importantes sobre os ancestrais dos australopitecos, como eles se moviam e como eram.

De acordo com Clarke, o esqueleto é relativamente pequeno, medindo 135 centímetros. Como mostra a anatomia de sua estrutura pélvica, face e dentes é um esqueleto feminino.

Cientistas acham que os ossos poderiam ter pertencido a uma menina que teria morrido após cair em uma caverna.

O Little Foot é também o primeiro esqueleto que permite comparar o comprimento das pernas e dos braços de um indivíduo. Suas pernas são mais longas do que os braços, o que significa que ela se parecia mais com um humano do que com um primata.

Também parece que o Little Foot andava ereto e vivia nas árvores, segundo informa a edição Science Alert.

FONTE: SPUTNIK BRASIL
Link Notícia