Ouça agora na Rádio

N Notícia

Cientistas russos criam trigo resistente a frio e doenças

FOTO: © Sputnik/ Artem Kreminsky

Cientistas russos criam trigo resistente a frio e doenças

Enquanto muitos países enfrentam dificuldades em relação à agricultura devido à qualidade dos grãos e a condições climáticas adversas, pesquisadores russos estão criando um novo tipo de trigo, que não precisa de pesticidas e é resistente a doenças e ao frio.

Em entrevista à Sputnik France, o especialista Bagrat Sandukhadze, da Academia de Ciências da Rússia, disse que esse grão, que pode se adaptar a qualquer ambiente e está em fase final de criação, pode ser encontrado na região central da Rússia e também em Primorie. 

 

"Nós estamos próximos da criação de um grão ideal sem pesticidas e herbicidas", afirmou o cientista. 

De acordo com Sandukhadze, esse trigo, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Científica em Agricultura de Moscou, Nemchinovka, tem outras características únicas, como uma quantidade maior de proteína, em relação a outros grãos plantados pelo mundo. Ele acredita que, nas próximas décadas, esse trigo poderá substituir o petróleo como principal produto de exportação da Rússia. 

"O grão produzido na França, na Inglaterra e na Alemanha possui apenas 8 ou 9% de proteína, enquanto o padrão é 14%", explicou, acrescentando que o novo trigo russo possuirá 18% de proteína. 

FONTE: SPUTNIK NEWS BRASIL
Link Notícia