Ouça agora na Rádio

N Notícia

Médicos participam de cirurgia através de realidade virtual pela primeira vez

FOTO: © Divulgação

Médicos participam de cirurgia através de realidade virtual pela primeira vez

A cirurgia aconteceu no Royal Hospital em Londres e teve assistência de profissionais em outro hospital da cidade e em Bombaim, na Índia.

DM5 KruUMAAfkbG 720x405 - Médicos participam de cirurgia através de realidade virtual pela primeira vez

A medicina deu um grande passo em direção ao futuro no último dia 19 de outubro. Pela primeira vez na história, uma cirurgia foi realizada com o acompanhamento de outros profissionais cirurgiões através da tecnologia. Os médicos fizeram uso de aparelhos de realidade virtual e assim puderam unir conhecimento e técnicas para que a operação fosse um sucesso.

A cirurgia foi realizada pelo Professor Shafi Ahmed no Royal London Hospital, para a remoção de um tumor. Com o uso da tecnologia, o cirurgião teve a assistência em tempo real de colegas experientes que estavam em outro hospital de Londres e em Bombaim, na Índia.

O caso provou que atualmente já é possível que médicos especialistas e experientes possa treinar, compartilhar informações importantes e auxiliar colegas durante os procedimentos, praticamente como se estivessem no mesmo lugar.

Assistência em todos os sentidos

Durante a cirurgia os médicos assistentes também puderam utilizar o headset de realidade virtual para ter acesso a ficha do paciente, assim como imagens de exames feitos anteriormente. A informações são importantes e podem ser cruciais durante a discussão sobre a técnica. Espera-se que esse tipo de realidade se torne cada vez mais comum em outros hospitais nos próximos cinco anos.

DM5 KrvVwAALHK3 720x480 - Médicos participam de cirurgia através de realidade virtual pela primeira vez

headset utilizado na cirurgia foi o Hololens, da Microsoft, um par de óculos com sensores embutidos e alto-falantes capazes de mostrar hologramas e todo tipo de informações extras além do que é visto no mundo real.

O cirurgião virtual

Professor Shafi Ahmed já é bastante conhecido na área, trabalhando há alguns anos na busca de unir cada vez mais a medicina e os avanços tecnológicos apresentados ao mundo. Ele é fundador da Medical Realities, uma empresa que tem como foco principal o uso de tecnologia imersiva no intuito de facilitar e ajudar o treinamento de futuros cirurgiões.

Em 2014, após fazer uso da realidade virtual para permitir que estudantes pudessem assistir algumas de suas cirurgias, Shafi Ahmed passou a ser conhecido como “virtual surgeon”, ou “cirurgião virtual”.

A ideia promete trazer melhorias significativas tanto para os médicos quanto para os pacientes. Muitas vezes cirurgias são adiadas ou colocadas em espera por requerer a assistência e a atenção de cirurgiões especialistas que estão longe. Em situações emergenciais, o uso da realidade virtual como foi vista no caso pode salvar uma vida.



FONTE: SHOWMETECH
Link Notícia