Ouça agora na Rádio

N Notícia

© AFP 2018 / THAER MOHAMMED

FOTO: © AFP 2018 / THAER MOHAMMED

EUA e vários países europeus consideram evacuar Capacetes Brancos da Síria

Os Estados Unidos, o Canadá e vários países europeus, particularmente a Grã-Bretanha e a França, estão estudando a possível evacuação de membros da ONG Capacetes Brancos e seus parentes da Síria.

Informações compartilhadas Sputnik Brasil

De acordo com a rede CNN, o plano é transferir cerca de 1.000 funcionários da organização e suas famílias para outros países, como o Canadá, o Reino Unido ou a Alemanha.

Segundo fontes, citadas pelo canal, o presidente dos EUA, Donald Trump, levantou essa questão na cúpula da OTAN em Bruxelas e delegações ocidentais convenceram Trump a analisar as rotas de evacuação com Israel e Jordânia.

Além disso, foi destacado que a segurança dos Capacetes Brancos pode ser uma das questões na reunião entre Trump e seu colega russo, Vladimir Putin, em Helsinque, mas os países ocidentais esperam encontrar uma maneira de implementar o plano sem qualquer ajuda de Moscou.

O Departamento de Estado dos EUA anunciou em 14 de junho que alocará 6,6 milhões de dólares para o trabalho dos Capacetes Brancos e o mecanismo da ONU na Síria.

O Departamento de Estado observou que Washington "apoia fortemente os Capacetes Brancos que salvaram mais de 100.000 vidas desde o início do conflito".

Os Capacetes Brancos definem-se como uma ONG politicamente neutra e não beligerante dedicada à proteção de civis na Síria. No entanto, junto com vídeos nos quais os Capacetes Brancos resgatam crianças de ruínas, também foram divulgadas imagens com os mesmos funcionários empunhando armas. Em outras imagens, os Capacetes Brancos aparecem manipulando vídeos e ditando a vítimas do conflito sírio o que deveria ser dito em frente às câmeras. 

FONTE: SPUTNIK BRASIL
Link Notícia