Ouça agora na Rádio

N Notícia

CC BY-SA 2.0 / nick v / Rainforest

FOTO: CC BY-SA 2.0 / nick v / Rainforest

O que oculta esta misteriosa selva virgem escondida no coração de Moçambique? (FOTO)

Uma equipe internacional de 28 cientistas, liderada pelo explorador Julian Bayliss, concluiu sua primeira expedição ao "mundo perdido" moçambicano, informou o jornal The Guardian.

Informações compartilhadas Sputnik Brasil

Mas que segredos guarda a floresta mais enigmática deste país africano?

Devido à localização da selva, que se encontra em cima do monte Lico, no centro de Moçambique, os pesquisadores foram forçados a usar picaretas (instrumento de ferro) para atingir o lugar de destino.

"Este é um lugar único na África", declarou um dos pesquisadores, Simon Willcock, da Universidade de Bangor, no País de Gales.

Segundo Bayliss, devido à altura da montanha, que alcança 700 metros, nem sequer os residentes locais subiram ali, de modo que não sabem nada da flora e fauna desta zona.

De acordo com o líder da expedição, talvez Lico possa ser uma das florestas mais intocadas da Terra. O pesquisador admitiu que as camadas de solo da selva podem ser lidas como se fosse um livro de história. Na floresta há plantas pré-históricas ou lagartas que deixaram um rastro no solo da área.

"Esta selva nos dá uma visão única do efeito da mudança climática nas florestas ao longo do tempo", explicou o cientista.

Já foi informado que os pesquisadores descobriram uma nova espécie de mariposa, entretanto, têm uma lista de novas espécies descobertas – de serpentes a roedores, que vão ser confirmadas nos próximos meses.

"É muito emocionante quando você descobre algo que poderia ser novo", afirmou a bióloga Vanessa Muranga, do Museu de História Natural de Moçambique.

Além dos animais nunca antes vistos, os cientistas encontraram em cima do monte várias vasilhas antigas. 

 

FONTE: SPUTNIK BRASIL
Link Notícia