Ouça agora na Rádio

N Notícia

CC BY 2.0 / Mike Lewinski

FOTO: CC BY 2.0 / Mike Lewinski

Cientistas desvendam mistério de bola de fogo observada na Rússia (VÍDEO)

Recentemente, um estranho objeto ardeu na atmosfera terrestre sobre a Rússia. Os cientistas já têm uma explicação para a sua origem.

Informações compartilhadas Sputnik Brasil

Em 20 de junho à tarde os moradores de regiões centrais da Rússia observaram como um meteorito ou lixo espacial se desintegrou e queimou nas camadas da atmosfera ao cair na Terra.

Várias mensagens relatando sobre a queda de um objeto brilhante do espaço apareceram nas redes sociais em 21 de junho de manhã e imediatamente provocaram grande polêmica.

O fenômeno foi observado e gravado por residentes das regiões de Voronezh, Lipetsk, Oryol e Tula (zona central da Rússia). De acordo com os vídeos, o objeto "apagou-se" ainda no ar — na altitude de várias dezenas de metros do solo.

Segundo destaca a especialista da Universidade de Voronezh, Liana Leonova, poderia ter sido tanto lixo espacial, como qualquer corpo celeste.

"Poderia ter sido qualquer coisa — por exemplo, lixo espacial. É pouco provável que fosse um meteorito de origem natural, pois neste caso é preciso analisar as imagens das consequências da queda. Mas se tudo se queimou na atmosfera, isso significa que não se podem observar as consequências. Foi um bólide de origem natural ou artificial", afirmou a interlocutora da Sputnik.

 

Entretanto, Leonova confirmou que a queda de lixo espacial tem se tornado um evento frequente desde que a humanidade começou a exploração ativa da órbita e do espaço em geral.

"Diariamente, centenas de toneladas [de lixo espacial] penetram na atmosfera terrestre", destaca.

Sendo que metade desses eventos acontece durante o dia, a luz do Sol não nos permite observá-los. Ao mesmo tempo, também não os vemos à noite, pois estamos dormindo, explica a especialista.

 

FONTE: SPUTNIK BRASIL
Link Notícia