Ouça agora na Rádio

N Notícia

© AP Photo / Julio Cortez

FOTO: © AP Photo / Julio Cortez

Brasil acerta cooperação com os EUA para fórum de segurança para combate ao crime

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, John Sullivan, e o secretário-geral de Relações Exteriores do Brasil, Marcos Galvão, anunciaram nesta terça-feira o lançamento de um fórum permanente sobre segurança, informou o Departamento de Estado.

Informações compartilhadas Sputnik Brasil

A ideia é promover a cooperação bilateral na luta contra o crime internacional, ainda de acordo com a pasta estadunidense.

"Esta iniciativa é resultado de uma cooperação consistente entre os Estados Unidos e o Brasil no combate ao crime transnacional e baseada no fortalecimento da colaboração das agências de segurança e policiais em ambos os países", disse o comunicado.

Segundo a nota, o fórum, que será coordenado pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil e pelo Departamento de Estado dos EUA, se concentrará em seis áreas pré-definidas, incluindo tráfico de drogas e armas; crimes cibernéticos; lavagem de dinheiro e crimes financeiros; e terrorismo.

A delegação dos EUA também discutiu questões como comércio e investimento, cooperação espacial e defesa durante sua visita à capital brasileira de Brasília nesta terça-feira, segundo o comunicado.

A primeira reunião de trabalho do fórum permanente sobre segurança será realizada no final deste ano em Washington, concluiu o comunicado.

FONTE: SPUTNIK BRASIL
Link Notícia