Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Indígenas fazem protesto e bloqueiam BR-373

Postado em 03/06/2020 por

Compartilhe agora!
PRF

Na manhã desta quarta-feira (27), indígenas das Aldeias Kaigang e Guarani da reserva que compreende os municípios de Coronel Vivida, Chopinzinho e Mangueirinha. O protesto teve inicio por volta das 8h20 no km 459 da BR-373 em Mangueirinha.

O objetivo protesto é manifestar o descontentamento das comunidades indígenas de municipalizar o atendimento a saúde dos índios que atualmente é de responsabilidade do governo federal.

Segundo os coordenadores da manifestação, a rodovia foi bloqueada em dois pontos, entroncamento da BR-373 com a PR-281 trevo de acesso a Mangueirinha e outro ponto de bloqueio na comunidade de Palmeirinha sentido ao Candói que dá acesso a BR-277.

Segundo a PRF, por volta das 10 horas também foi bloqueado o km 440 em Chopinzinho. Ao meio dia a rodovia foi liberada e a previsão de nova interdição após as 13h30.

Os Caciques alegam que o repasse de verba para os municípios atenderem as comunidades indígenas é muito pequeno e os municípios não tem condições de atender a saúde das comunidades indígenas.

O movimento é realizado pelas aldeias indígenas da região sul do país.

 

Lucas Maciel

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.